Prestes encerrar o mandato como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), o advogado e contador Amir Gomes dos Santos, ou Dr. Amir, como é conhecido, vê a entidade pronta para o futuro e agradece apoio que recebeu.
“Foram dias de muito trabalho. Enfrentamos adversidades, mas com a ajuda que tivemos nós superamos essas dificuldades”, avalia.
“Podemos dizer que cumprimos a missão que o grupo nos confiou e entregamos uma ACEO melhor do que recebemos. Uma ACEO pronta para o futuro”, avalia.
Uma história de sucesso
A história de Dr. Amir com a ACEO tem início em 1997, quando foi convidado pelo então presidente, Francisco Teruel, para fazer parte da entidade. A Associação Comercial ainda funcionava no prédio Marrey Junior, no Largo de Osasco.
Nessa época Dr. Amir já comandava a sua empresa, a Paulista Contabilidade, e de lá para cá, na condição de integrante do corpo diretivo da ACEO, participou de momentos importantes que aconteceram na entidade, como a compra do terreno, construção e inauguração da sede própria, além da reformulação em 2005 do código tributário municipal, que beneficiou milhares de empresas e fez triplicar a arrecadação de ISS do município em 2 anos.
Em 2018, durante um período conturbado pelo qual passava a ACEO, o então diretor Marcos Atchabahian aventou o nome de Dr. Amir para a presidência. A habilidade com comunicação, o perfil conciliador e sua experiência em gestão o gabaritavam para a missão.
Uma situação muito difícil
A ideia ganhou corpo e resultou em sua eleição. Entretanto, ao assumir, encontrou uma situação muito difícil: além das dívidas a ACEO estava completamente desacreditada.
Para piorar, o prédio da entidade necessitava de uma reforma estrutural urgente, mas as dívidas e a falta de crédito impediam qualquer ação nesse sentido.
Algo precisava ser feito e, por isso, dentre as medidas tomadas pelo novo presidente, a redução do quadro de funcionários foi uma das primeiras. O enxugamento – necessário – resultou em uma economia de mais de R$ 50 mil por mês.
Na sequência, a renegociação de dívidas ajudou a estancar sangrias e, por fim, a credibilidade de Dr. Amir – somada à transparência das decisões colegiadas – ajudou nesse processo de recuperação.
“Trabalhamos muito com a diretoria da ACEO para que tudo fosse o mais transparente possível. E embora a palavra final fosse minha, o que determinava as decisões era o parecer dos diretores”, explica.
A chegada da pandemia e uma oportunidade de crescer
Quando tudo se encaminhava para uma administração segura a pandemia veio e mudou todos os planos. Com a ordem para o fechamento das atividades comerciais presenciais e o risco iminente da doença, a administração de Amir Gomes dos Santos precisou recalcular a rota.
Mas o que fazer diante de um problema dessa natureza? Baseando-se na filosofia que norteou a fundação da ACEO em 1962, Dr. Amir Gomes e sua equipe decidiram acolher empresários e empreendedores, mesmo aqueles que não eram associados, oferecendo suporte e apoio naquele momento difícil.
A decisão se mostrou corretíssima a ponto de o prefeito de Osasco, Rogério Lins, baixar um Decreto que permitia à ACEO a emissão dos protocolos necessários para o funcionamento das atividades e segmentos empresariais que estavam desassistidos na cidade.
Com isso, a travessia pela tempestade se tornou menos difícil. “Não podemos dizer que foi tranquilo. Muitas empresas se perderam pelo caminho, o que lamentamos. Mas juntos enfrentamos da melhor maneira possível um dos períodos mais difíceis da história humana recente”, diz.
A recuperação da confiança
Segundo o pensador Fiódor Dostoiévski, um ato de confiança dá paz e serenidade. E foi o que aconteceu na ACEO ao longo dos últimos quatro anos.
A gestão cuidadosa de Amir Gomes dos Santos deixou para trás os tempos de descontrole econômico, de falência moral e ausência de liderança, recuperando a credibilidade da entidade.
Um meticuloso trabalho de recuperação econômica saneou as dívidas – deixando um superávit – e possibilitou a reforma tão necessária do prédio.
A força da liderança permitiu uma reforma no estatuto, deixando-o mais moderno, democrático e a entidade pronta para o futuro.
O olhar visionário de Dr. Amir e equipe possibilitou também a inserção de mulheres à diretoria e na linha sucessória da ACEO, um fato inédito até então.
Mas não foi só isso: a criação da PromOsasco, a fundação da ACEO Mulher, a entrega da entidade confiável e organizada são legados que ficam para o futuro.
Gratidão é a palavra que define essa gestão
Em 2022 a ACEO completou 60 anos, e para o Dr. Amir Gomes, depois de tudo o que aconteceu, essa foi uma celebração “de cabeça erguida”.
Mas, segundo ele, já passou. E se fosse para definir o sentimento nesta reta final de mandato, ele diz que seria o de gratidão. “Eu sou muito grato pelas oportunidades que recebi e pelo apoio que tive”, diz.
“Nenhuma realização seria possível sem essa equipe que esteve comigo nos momentos bons e ruins”, continua.
Ele destaca a participação do superintendente Denis Mello nesse processo todo, que foi mais do que um braço direito. “Em muitos momentos ele foi meus dois braços”, avalia.
Dr. Amir Gomes também é grato à diretoria, aos parceiros, e a toda a sociedade osasquense. “Em nome da ACEO, nesta passagem de bastão, quero desejar boa sorte ao novo presidente, Marcos Atchabahian”, declarou.
“Com o coração cheio de gratidão eu desejo que o próximo ano seja de grandes realizações para todos, com muito trabalho, mas também com muito sucesso”, complementa.
“2024 será o nosso ano. Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, finaliza.