Na tarde de terça-feira, 25 de março, diretores da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) estiveram na Câmara Municipal para apresentar aos vereadores o recém-criado Comitê Político-Institucional (COPI).
O grupo foi recebido pelo presidente da Casa de Leis, Carmônio Bastos (Pode), e demais vereadores.
Em sua fala, o presidente da ACEO, Marcos Atchabahian, explicou que o objetivo do COPI é colaborar com o Legislativo e o Executivo em projetos de interesse do empresariado local.
“Nós queremos, da melhor forma possível, colaborar com o progresso e o crescimento de Osasco. Temos experiência com gestão, com negócios e com ambiente de negócios”, explicou.
“Nossa ideia é participar de projetos que interessem ao município e onde os empreendedores possam opinar e dar alguma sugestão que possa melhorar o projeto e que Osasco se beneficie disso”, continuou.

O coordenador do COPI, Dr. Edson Carvalho dos Santos, lembrou que a ideia do comitê nasceu durante as eleições municipais de 2024, quando a entidade passou a receber candidatos.
“Esse grupo abriu as portas para que candidatos a vereador e candidatos a prefeito pudessem ir à Associação Comercial e falar abertamente sobre suas propostas, sugestões e ideias para a cidade”, explicou.
Segundo ele, o comitê era provisório, mas evoluiu no sentido de auxiliar na elaboração dos projetos. “Vocês podem contar com a ajuda de empresários, comerciantes e microempresários. Não politicamente, mas para colaborar com a cidade”, continuou.
O presidente da Câmara, Carmônio Bastos, destacou que, em conversa com os empresários, ouviu que muitas vezes o Executivo apresenta propostas que envolvem o comércio, mas o empresariado não foi ouvido.
“Eu pedi que algum projeto do Executivo que eles tenham conhecimento que vá subir, que esteja sendo discutido lá embaixo, que eles tenham interesse em dar sugestões, que nos procurem, para evitar que o projeto suba e depois sejam feitas emendas. É melhor corrigir lá no início, no foro, do que aqui com emendas”, avaliou.
CLIQUE NO ÁLBUM PARA VER MAIS FOTOS DA REUNIÃO
Ele colocou, por fim, a Casa de Leis à disposição para projetos elaborados pelo comitê ou pautas interessantes para a cidade de Osasco.
Além de Marcos Atchabahian, participaram do encontro o 1º vice-presidente Roberto Nerguisian, o superintendente Denis Mello e membros do COPI.
SOBRE O COPI
Diante da necessidade de atuar de forma estruturada na interlocução com os poderes públicos, a ACEO criou o COPI – Comitê Político-Institucional. O objetivo do Comitê é aprofundar o relacionamento com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Osasco, colaborando em pautas que impactam o setor empresarial.
MEMBROS DO COPI
Dr. Edson Carvalho dos Santos (Coordenador);
Dr. Amir Gomes dos Santos (Vice-Coordenador);
Carlos Henrique Dezen;
Carmine Di Martino;
José Carlos Beraldo;
Maurício Carlos Pereira;
Maurício Eduardo Ramos;
Paulo Rogério Micheletti;
Paulo Tozzi Junior.
OBJETIVOS DO COPI
- Levantar pautas de interesse empresarial, com ênfase em micro e pequenas empresas;
- Atuar em estudos para desburocratização e redução de custos para empreendedores;
- Antecipar-se a iniciativas do poder público que possam afetar o ambiente de negócios;
- Fortalecer o diálogo entre empresários e o legislativo, buscando soluções conjuntas para o crescimento econômico local e um ambiente cada vez mais favorável aos negócios.