Da Agência Sebrae
O Dia dos Pais está chegando. Tanto os filhos que pretendem presentar, quantos os donos de pequenos negócios que planejam aproveitar a data para aumentar as vendas devem estar preparados e não deixar os preparativos para a última hora. Entre os setores que mais se destacam no mercado, nessa data festiva, os de cosméticos, panificação e cervejas artesanais estão com a expectativa de aumentar o faturamento com os presentes programados para ser entregues no segundo domingo de agosto.
Desde a pandemia, o segmento de cervejarias tem apresentado um crescimento consistente de aproximadamente 10% ao ano. Só em 2022, foram 166 novas empresas no mercado, regularizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), totalizando mais de 1,7 mil cervejarias. A estimativa é de que, somadas aquelas em processo de certificação, existam mais de 3 mil pequenos negócios do setor no Brasil.
“Há uma inclinação para bares e restaurantes comercializarem estes produtos para esta data. Além disso, qual é o pai que não gosta de receber um presente desses, um kit com a cerveja e o que combina com ela? Além de agradar, o custo para quem presenteia pode sair por um preço bem razoável”, comenta o analista de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia.
Vicente também chama a atenção para o mercado que as padarias passaram a ocupar nos últimos tempos, que vai muito além do simples pão. “Há uma variedade de serviços. Tem o almoço completo, para ninguém precisar ir para a cozinha ou enfrentar a fila nos restaurantes, tem pizzas. Há espaço também para aqueles que buscam alimentação saudável”, comentou.
Beleza
Um dos setores que também está em alta para o público masculino é o de beleza, dos cuidados com a aparência. “A gente já tem um número expressivo de pais consumindo, frequentando as lojas à procura de um perfume, de algum produto para a barba. Não há mais essa resistência de que este mercado não é para os homens”, ressalta o analista do Sebrae. Vicente lembra, entretanto, que mesmo com as novidades, muitos filhos não querem arriscar e acabam optando pelo caminho “tradicional”: um sapato, uma gravata, uma blusa ou até uma cesta de café da manhã. “O importante é estar com a família nesta data especial”, completa.
Dicas
O analista do Sebrae enumera algumas dicas fundamentais para os pequenos negócios para não perder vendas neste momento. A primeira é estar alerta ao estoque. “É preciso estar atento com o estoque para poder fazer uma promoção, uma campanha e ter produtos de retaguarda e preparar o seu estabelecimento”, explica. Além disso, o gestor ressalta a importância da propaganda, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp ou até pelo carro de som (nas pequenas cidades) para tentar atrair os clientes.
“Um pilar que é importante para o pequeno negócio, é a gestão, entender sobre fluxo de caixa, se você está alinhado com seus fornecedores. Para isso, os empreendedores têm o diversos cursos on-line disponibilizados pelo Sebrae e que vão ajudar a entender cada passo que é necessário ser dado”, orienta Vicente.
Negócios para atender a todo tipo de pai
O Sebrae criou uma página em seu portal que reúne uma série de dicas voltadas para diferentes tipos de pai (Descolado, Nerd, Tradicional e Aventureiro). Mas algumas orientações valem para todo tipo de negócio e podem se aplicadas por empreendedores de qualquer segmento de atividade e perfil. Confira!
Treine a sua equipe
Nessas datas, o volume de clientes costuma ser maior, portanto preparar os colaboradores deve ser uma prioridade. Lembre-se de que um bom atendimento é essencial não só para a satisfação dos clientes, mas também para a fidelização desse público. Características como agilidade, empatia e atenção devem ser reforçadas.
Comunicação visual: faça sua loja ser notada
Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de chamar a atenção dos clientes. Usar redes sociais como o Instagram ou o Facebook para divulgar ofertas e promoções especiais para o dia garante que o público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam a família, além de divulgar os serviços e produtos, podem criar um sentimento de afinidade e construir laços com os clientes.
Considere o modelo on-line para atingir mais clientes
Há uma tendência cada vez maior dos consumidores de comprarem a maior parte de seus presentes pela internet, utilizando canais diversos. Seja pela expansão da cobertura de internet, seja pelo número cada vez maior de usuários de smartphones, o fato é que consumir produtos sem sair de casa tem se mostrado uma atividade bastante popular nos dias de hoje.
Nesse sentido, investir no e-commerce pode ser uma boa ideia para quem quer atingir um público ainda maior. Aproveite que a internet é estratégica para a venda de qualquer produto e confira o passo a passo para empreender on-line de maneira eficiente e lucrativa.
Fidelização – a conquista de clientes
Exclusividade e vantagens são bons atrativos para quem quer fidelizar clientes. Por isso, elabore promoções e campanhas voltadas a quem é cliente VIP, por exemplo. Fidelize também quem já é seu consumidor. Envie e-mails com conteúdos relevantes para seus clientes e demonstre como eles são importantes. Além disso, comunique o recebimento de produtos recém-lançados para aumentar as chances de retorno do público.