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Confira 5 dicas da ACEO para não cair no golpe do boleto falso

O golpe do boleto falso é um problema que há tempos causa transtornos a empresas e consumidores. Para evitar os riscos de pagamentos com boletos falsos a ACEO traz um conjunto de dicas importantes:

Veja como identificar boletos falsos para não cair em golpes:

1-Preste atenção aos dados do beneficiário

As empresas costumam usar o nome da razão social que pode ser o mesmo nome fantasia.  É importante que o cliente esteja familiarizado com essas informações antes de fazer o pagamento. Em caso de dúvida sobre o nome, faça uma busca rápida na internet.

Além disso, o CNPJ do emissor do boleto deve estar descrito no boleto bancário.

2-Observe o valor do boleto

O valor total do boleto sempre consta em dois campos do documento: no final da linha digitável e também no espaço chamado “valor do documento”. Se esses valores não coincidirem, você pode estar com um boleto falso.

Outro ponto de atenção é se o valor da cobrança está divergente do combinado ou diferente no caso de cobranças fixas.

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3-Prefira utilizar os canais oficiais

Se você fez alguma compra online ou acessou site de negociação, emita o boleto diretamente no canal oficial e não clique em boletos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, caso isso não tenha sido acordado.

4-Verifique erros de ortografia

Boletos falsos podem vir com erros de português. Por isso, confira se as informações estão escritas de forma correta.

Observe informações de data de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ. Em caso de dúvida quanto ao CNPJ, uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se ele é real.

5-Confira os números da linha digitável

Nos boletos verdadeiros os números da linha digitável aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser idênticas.

Verifique também se a linha digitável apresenta defeitos ou muitos espaços em branco, pois boletos falsos geralmente apresentam dificuldades durante a leitura, forçando o consumidor a fazer a digitação manualmente.

Fique atento aos três primeiros números da sequência, pois eles correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.

Para saber o código do banco consulte o site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

E, por fim, se você recebeu um boleto e têm dúvidas se é mesmo da ACEO, fale conosco pelos telefones (11) 3651-7755 ou (11) 97457-3396 (whatsapp).