Não é segredo para ninguém que a cidade de Osasco é considerada uma potência econômica, com o segundo maior PIB de São Paulo, o 8º do Brasil e um crescimento médio de 6% ao ano, puxado pelo comércio pujante local, que é o segundo maior do Estado, e tem o setor de serviços que responde 94% do PIB municipal. Os dados são do estudo realizado pelo “A Estrada para Crescer”, que conta com o apoio do Grupo CCR na sua realização.
Osasco é um oásis para os empreendedores. E entre os motivos estão 5 características mais favoráveis para o empreendedorismo: o ambiente mais desburocratizado do que a média nacional; um mercado vigoroso; boa infraestrutura urbana; e a ampla disponibilidade ao crédito são os principais fatores que junto à questão logística, por ser vizinha à capital, permite o acesso rápido às principais vias que ligam São Paulo ao restante do País.
Não à toa empresas como Mercado Livre, a gigante alemã DHL, o Ifood, o Bradesco, a Uber, entre tantas outras empresas reconhecidas pela competência logística, escolheram Osasco para as suas sedes brasileiras. Além disso, o poder público já estuda a construção de um novo acesso ao município pela Castello Branco, o que facilitará bastante a vida de quem vive e trabalha aqui.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco – ACEO, Dr. Amir Gomes, vale destacar o consagrado comércio local e as empresas que há anos estão na ativa na cidade. “Na cidade de Osasco, temos 42 mil microempreendedores individuais (MEI’s). Temos empresas de todos os tamanhos oferecendo produtos e serviços de todos os tipos. Além disso, possui um público consumidor que poucas cidades do país têm. Ser um MEI em Osasco é um grande negócio porque o empreendedor já larga contando com tudo isso”, diz.
O MEI, por exemplo, de acordo com ele, conta também com benefícios previdenciários, planos de saúde empresariais, descontos para a compra de veículos, acesso ao Cartão do BNDES, crédito com taxas menores entre outros.
No fim das contas, a ACEO, a gestão municipal e os cidadãos desejam que a cidade continue a prosperar e a se desenvolver e iniciativas bem-sucedidas que fomentem o diálogo e a transparência entre governantes e governados contribuem para este desenvolvimento. Essa interação entre associação, poder público e empresários e sociedade civil é uma das alavancas para assegurar que Osasco permaneça no pódio do ranking de melhores cidades para empreender.