Dados da Boa Vista SCPC mostraram que, em 2015, as vendas do comércio brasileiro no Natal recuaram 2,8% quando comparadas a 2014. O cálculo do volume de vendas para o Natal é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2015, comparadas às consultas realizadas no mesmo período de dezembro de 2014.
De acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) as vendas em dezembro do varejo ampliado – que inclui os setores de veículos e materiais de construção – deve ter um resultado 12% inferior ao do mesmo mês do ano passado. Esse dado, aliado ao fato de que as consultas foram 2,8% menores, evidencia um recuo de aproximadamente 15% nas vendas específicas para o Natal.
A inflação elevada, os juros altos e a piora no mercado de trabalho derrubaram a confiança do consumidor para o menor nível em 12 anos. A menor confiança vem se traduzindo em um comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, que compra menos e evita novas dívidas.