O Twitter é uma das redes sociais mais importantes do mundo e, pode ser uma ótima fonte para captar cliente, afinal são 328 milhões de usuários ativos por mês. Para as empresas com um público-alvo mais jovem, ele pode ser uma ótima ferramenta, já que 37% dos usuários do Twitter têm entre 18 e 29 anos e 25% entre 30 e 49. Mas como os negócios podem capitalizar sobre essa base de usuários e utilizar o Twitter para crescer? Veja 3 maneiras criativas:
Tire vantagem dos Twitter Cards
Todos nós sabemos que posts de redes sociais com imagens são mais notadas e, consequentemente, mais compartilhadas do que postagens apenas com textos. Considerando que mais de 500 milhões de tuítes são enviados todos os dias, são muitas as oportunidades de engajar seu público-alvo. Os Twitter Cards oferecem a opção de mostrar diferentes tipos de imagens com seus tuítes, e as imagens são preenchidas sempre que alguém tuíta um link do seu website.
Há muitas opções de formato de imagens, então você pode selecionar a que for melhor para o seu negócio. Para comércio eletrônico, por exemplo, há ótimas alternativas. O card de website que inclui uma imagem, um link para o site e um botão de chamada para ação é uma delas. Há também o card de produto, que exibe uma imagem em miniatura, o título do produto, a descrição e o preço.
Tudo o que você precisa fazer é acrescentar algumas linhas de código em seu site e você estará pronto para maximizar a exposição de seus tuítes.
Use fluxos de busca por localização
Colocar o seu produto ou serviço na frente das pessoas que buscam por ele é uma das melhores maneiras de impulsionar seu negócio. Ao utilizar plataformas como o Hootsuite, você pode definir fluxos de busca por localização que permitem que você monitore certas palavras-chave ou frases e, então, responda aos usuários. Assim, você pode participar de conversas que não apenas serão úteis para potenciais clientes, mas também serão benéficas para o seu negócio.
Se você vende vestidos, por exemplo, pode definir termos de busca que as pessoas provavelmente utilizam quando estão procurando por produtos como o seu, como “preciso de um vestido” ou frases semelhantes. Ao ser notificado que alguém tuitou uma dessas frases, você pode responder ao pedido ou pergunta com uma mensagem personalizada compartilhando seu site ou produto.
O Hootsuite oferece instruções passo a passo e consome apenas alguns minutos. Monitorar as redes sociais dessa maneira fornece insights poderosos de negócios e possibilita o início de um diálogo com clientes em potencial. Uma das reclamações mais comuns dos consumidores é que, frequentemente, funcionários não são prestativos quando os clientes mais precisam. Dessa maneira, você pode antecipar as necessidades dos consumidores antes mesmo que eles peçam a sua ajuda.
Utilize as listas do Twitter
O Twitter tem muitas ferramentas e, como a maioria das plataformas de redes sociais, é fácil entrar em um buraco negro que mescla eventos importantes e posts inúteis. Para se manter livre de distrações, você pode definir listas e selecionar um grupo de pessoas-chave cujos posts impactem seu negócio. Por exemplo: se você quiser seguir influenciadores e escritores da sua área, adicione todos eles a uma lista e defina se ela será privada (para que essas pessoas não sejam notificadas) ou pública. Melhor do que ver o feed do seu Twitter, você pode ver a linha do tempo de sua lista, que mostrará apenas os tuítes dos usuários que você selecionou.
Definir listas é razoavelmente simples e pode ser muito vantajoso para coisas como monitorar o alcance na imprensa e seguir seus principais clientes. As opções são intermináveis, e você pode usar essa ferramenta também para se conectar a pessoas que estiveram nos eventos da sua empresa, para atingir o segmento de seus clientes ou para monitorar seus concorrentes.